Cachoeira Drummond Serra do Cipó

Esta enigmática cachoeira tem uma paisagem de oásis fica a 11 km da portaria do Retiro no Parque Nacional Serra do Cipó.

Informações

Dificuldade:                 Moderada

Distancia de ida:         11 km

Nível de sinalização: Sem sinalização com trilha marcada

Custo de entrada:      Free

Tipo de local:             Inst. Federal ICMbIo

Baixe o Tracklog e carregue no seu aplicativo de mapas favorito.

Sugerimos o Maps.me

clique aqui

Formada por um enorme poço escuro de águas límpidas, com aproximadamente 180 m de diâmetro, e uma linda cachoeira com queda de 3 metros. A Cachoeira Drummond é mais indicada para apreciação do que para nadar, pois está em um poço rodeado por mata ciliar, e pode haver tocos ou objetos que podem causar ferimentos dentro dele.

Como chegar:

Para chegar à Cachoeira Drummond, partindo da portaria do Retiro, há duas opções:

1. Para os mais aventureiros: subindo pelo cânion da Cachoeira das Andorinhas, escalando pedras ou pela montanha, entrando à esquerda logo após atravessar o córrego da Cachoeira do Gavião. Se optar por essa subida pelo cânion da Cachoeira das Andorinhas, também poderá acessar as Andorinhas de Cima, um enorme poço ótimo para nadar, e a cachoeira do Retiro Velho.

2. Para uma trilha mais demarcada e tranquila: Sugerimos a trilha pelas montanhas, onde apreciará uma bela vista do vale durante o trajeto e encontrará novamente a trilha que vem pelo cânion logo após a Cachoeira Retiro Velho. Siga em direção à Cachoeira Drummond pelas margens do rio.

A Cachoeira Drummond está localizada em uma área de vegetação densa, mas possui uma trilha bem definida. Fique atento ao chão, pois a região é rica em vida selvagem rasteira, tanto animais quanto vegetação.