Projeto desenvolvimento, responda nossa pesquisa
Com uma queda de 120 metros, destaca-se a Cachoeira da Fumaça, formada por um dos córregos que integram o complexo de nascentes do Rio Parauninha, localizada no distrito de Extrema, a 17 quilômetros da sede de Congonhas do Norte.
A Cachoeira da Fumaça é uma das maravilhas do Espinhaço. Além dela, há mais duas cachoeiras nas proximidades: a Cachoeira da Filipa e a Cachoeira das Imbaúbas. Todas estão localizadas na comunidade rural de Extrema. A Cachoeira da Fumaça possui 120 metros de altura e possibilita a prática de rapel, desde que autorizada pelos proprietários, é claro.
A maior parte dos atrativos está situada dentro da área de proteção do PARNA Serra do Intendente, portanto, não há cobrança para o acesso. No entanto, o acompanhamento de um guia credenciado pelo parque e pelo município é altamente recomendado — e, em alguns casos, exigido.
Mais do que um simples acompanhamento, a presença de um guia é uma forma de você, visitante, colaborar com o turismo sustentável da região. Assim, sua passagem não deixa rastros poluentes, impactos degradantes ou atitudes que não contribuem com o local, mas sim marca um caminho de respeito e preservação deste ambiente único.
Quem leva ao atrativo?
Resposta: Cipó Trails.
Qual tempo de duração?
Resposta: Tempo médio e de 07 horas de treeking
Dificuldade: Facil
Distancia: 05 km
Nível de sinalização: Sinalizado trilha marcada
Custo de entrada: Franca
Tipo de local: Propriedade particular
A partir do distrito de Extrema, distante 17 km da sede do município, basta descer a encosta por uma trilha sinuosa que leva à Cachoeira da Fumaça. As outras cachoeiras podem ser acessadas pelas trilhas à esquerda e à direita da cachoeira principal. É importante ressaltar que o destino ainda não está totalmente organizado, e o acesso é feito pela propriedade do Sr. Helvecio, que atualmente não cobra entrada.