Cachoeira Palmital e Joao Fernandes
A Cachoeira do Palmital é uma bela cachoeira de aproximadamente 25 a 30 metros de altura, acompanhada por um poço e com uma mata de várzea ao redor.
Informações
Dificuldade: Difícil
Distancia: 13 km
Sinalização: Sem sinalização
Entrada: Franca
Tipo local: Inst. Federal
Como chegar
Para acessar as cachoeiras Palmital e João Fernandes, é necessário entrar pelo Portaria do Retiro no parque. A partir daí, dirija-se para a Cachoeira do Gavião e Andorinhas. Na bifurcação que leva à Cachoeira Andorinhas, siga pela trilha à esquerda e percorra cerca de 600 metros antes de iniciar a subida ao pé da montanha. Suba pela montanha por aproximadamente 03km e inicia-se uma descida de 700m e e possivel avista a Cachoeira Retiro Velho. A partir deste ponto a trilha acompanha o leito do Córrego Palmital (embora eu não tenha certeza se esse é o nome correto, pois é a água que provém desta cachoeira).
Durante o percurso, você encontrará vários poços e pequenas cachoeiras, incluindo a impressionante Cachoeira Drumond, um poço grande e profundo com uma atmosfera misteriosa. A partir desse ponto, você se aproximará da Cachoeira do Palmital, situada no primeiro paredão acima.
Para alcançar a Cachoeira João Fernandes, prossiga pela trilha da Cachoeira até o Palmital, mas siga para o sul ou à direita. A distância entre as duas cachoeiras é de aproximadamente 2,5 km, com pequenas variações de altitude. No entanto, esteja ciente de que a trilha é antiga, com trechos sujos e desgastados. Prepare-se para explorar essas maravilhas naturais e desfrutar de uma aventura única na região.
Sobre o atrativo
Na região da Bocaina, localizada no Parque Nacional da Serra do Cipó, você encontrará dois atrativos especiais: as Cachoeiras do Palmital e João Fernandes. Essas quedas d'água estão próximas uma da outra e pertencem à mesma família de cursos d'água. A cachoeira do Palmital está situada no córrego de mesmo nome, enquanto a cachoeira João Fernandes encontra-se no Ribeirão Gavião, um afluente do Palmital.
Ambas as cachoeiras compartilham características semelhantes, estando posicionadas em um platô superior e no interior da Serra da Bandeirinha. Apesar de sua semelhança, cada uma possui sua própria beleza e encanto. Essas quedas d'água se juntam a outros atrativos da região, como as famosas e visitadas cachoeiras Gavião, Andorinhas e Tombador, todas localizadas na parte inferior do Vale da Bocaina.