Estátua do Juquinha será restaurada

Reportagem do portal (defatoonline.com.br) 

Foto: Reprodução/MPMG 

Um dos principais símbolos da Serra do Cipó, a estátua do Juquinha passará por obras de restauro, além de melhorias de sinalização e segurança. A iniciativa parte de um termo de acordo positivo assinado, na última terça-feira (26), entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), e a mineradora Anglo American, que investirá até R$ 400 mil no processo.

Construído em 1987 pela artista plástica Virgínia Ferreira, o monumento é parada obrigatória para turistas. Instalada no alto das montanhas do município de Santana do Riacho, em Minas Gerais, em área conhecida como Alto Palácio, a cerca de 110 metros das margens da rodovia MG-010, na altura do KM 117, a escultura homenageia o andarilho José Patrício, mais conhecido como Juquinha, que viveu na região até 1983, ano de sua morte.

Além do apelo turístico, a estátua, que está localizada a aproximadamente 120 km de Belo Horizonte, representa para os moradores locais um símbolo de identidade e harmonia com a natureza, uma vez que o lendário personagem é referenciado por muitos como um protetor das terras que compõem a região.

“O Juquinha era considerado um guardião da Serra do Cipó e a sua história é transmitida de geração em geração. Sua estátua teve deterioração ocorrida ao longo do tempo e por ações de terceiros. No fim de 2020, a Anglo American comprou a área onde está instalado o monumento do andarilho com objetivo de preservar o local”, explica Claudiana Souza, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American no Brasil

O termo de acordo positivo indica ações de restauração e de melhorias no local, como a instalação de câmeras de monitoramento e de placas de sinalização. As atividades serão iniciadas a partir da aprovação do projeto executivo pela prefeitura de Santana do Riacho.

“Em alinhamento ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, buscamos atuar como agentes de transformação na preservação, ressignificação e popularização do patrimônio natural, histórico e cultural das regiões onde atuamos. Acredito que esta obra de restauro deixará um legado positivo para a região, pois o Juquinha está intimamente ligado à memória da Serra do Cipó”, completa Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American no Brasil

Cachoeira Itancado
Itambé Dentro
Cachoeira Andorinhões
Morro do Pilar

Jaboticatu.

Igreja Jaboticatubas
Jaboticatubas
Congonhas do Norte
Cong. Norte
Cachoeira do Tabuleiro
Conceição
São Jose da Serra
São José Serra