Cartões de terceiros

Uma dúvida pertinente dos viajantes é: "Por que o hotel não aceita cartões de terceiros?

Um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses. Os dados mostram que a maior parte das ocorrências (41%) está relacionada à clonagem de cartões de crédito, e a maioria dos hotéis não possui um antifraude de última geração com uma grande base de dados e uma forma de autenticar essa venda e a conferência manual da titularidade do cartão.

De acordo com a operadora de cartão de crédito, o plástico fornecido é intransferível e pode ser utilizado somente pelo titular munido de sua senha eletrônica. Em compras online ou fora do local onde se encontra o portador, fica a responsabilidade do estabelecimento comercial verificar a titularidade e autenticidade da venda. Por isso, é comum em hotéis e pousadas pedirem para levar consigo o cartão utilizado para comprar no site online. Caso seja um cartão de terceiro, e muito fácil para o terceiro contestar a venda e o hotel ficar no prejuízo

Outra dúvida bastante pertinente é: 

"É seguro informar meus dados de cartão de crédito para o hotel/pousada?"

Na teoria, sim, é seguro! Porém, isso depende. É muito bom avaliar a empresa para a qual você fornecerá seus dados, não só de cartão de crédito, mas de todos os dados, para evitar dores de cabeça em futuras contestações. Hoje em dia, existem diversos sites de compras que são super seguros, como Booking, Expedia, Decolar e outros, que detêm uma maior confiabilidade e processos mais profissionais de cobrança. Mesmo que seja necessário pagar um pouco mais, a segurança é maior.

 

O preenchimento da FNRH (Ficha Nacional de Registros de Hóspedes) é obrigatório por lei (Lei 11.771/2008 e Decreto 7.381/2010). Além disso, de acordo com a LGPD (Lei 13.709/2018), é dever do hotel processar e armazenar esses dados de maneira segura e excluí-los caso solicitado pelo usuário/cliente. O uso indevido de dados pessoais está sujeito a punições.


Sendo assim, sugerimos os seguintes meios para realizar sua reserva de forma segura:

Se você conhece a região a ser visitada ou alguém de confiança indicou a pousada, é seguro fazer um PIX ou até mesmo informar os dados de cartão de crédito. No caso de viagem para um local desconhecido, sugerimos utilizar plataformas de intermediações, como Booking, AIBNB, Expedia, Hoteis.

 

E se o hotel/pousada não estiver nessas plataformas de vendas? A dica é usar a intuição, ser atento e verificar se o site existe há muito tempo, se a pousada possui CNPJ, se o número de telefone informado é o mesmo do site e, ao ligar, falar com alguém para confirmar as informações. Além disso, é importante fazer depósitos apenas para empresas e em contas jurídicas. Se for uma pessoa física, verifique se o depósito será feito para o sócio registrado no CNPJ.

Chalés com hidro

Aceita animais 

Hospedagens 

SPAs e Ofurôs