Cachoeira Congonhas

A Cachoeira de Congonhas é um dos destinos mais populares e belos na Serra do Cipó. Com poços cristalinos, conhecidos como Congonhas de Cima e Congonhas de Baixo, ambas no mesmo circuito inseridas nas paisagens do vale do Travessão.

Congonhas de Baixo
Congonhas de Cima

Informações

Dificuldade:                 Média

Distancia de ida:         17 km

Nível de sinalização: Sem sinalização porem trilha marcada

Custo de entrada:      Franca

Tipo de local:             Inst. Federal ICMBio

Informações

Região é rica em cultura histórica sobre nossos antepassados e possivel visualizar pinturas rupestres sobre a  Cachoeiras das Congonhas de Cima.

A Cachoeira de Congonhas possui uma altura de 30 metros e um poço de água verde e cristalina, perfeito para os banhistas desfrutarem de momentos relaxantes. Para alcançá-la, é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 7 quilômetros, atravessando afloramentos rochosos e riachos ao longo do caminho.

O conjunto de paisagens é de tirar o fôlego, permitindo uma vista panorâmica deslumbrante antes de chegar à cachoeira propriamente dita. Aqueles que exploram ainda mais descobrirão a Cachoeira Congonhas de Baixo, a cerca de 500 metros de descida, onde há outro poço para banho.

Além de desfrutar das atividades de banho nas cachoeiras, os visitantes também podem aproveitar para fazer caminhadas, apreciando a incrível natureza ao redor. E para os entusiastas, é possível praticar "Boulder", uma forma de escalada, em meio a esse cenário magnífico.

Venha contemplar a natureza deslumbrante, relaxar nas águas refrescantes e explorar a beleza única da Cachoeira de Congonhas. Uma experiência completa que ficará gravada em sua memória.

Como chegar

Para acessar a Cachoeira das Congonhas, a opção é o acesso pela as “Trilhas dos Escravos”, totalizando aproximadamente 8 km. Ao iniciar a subida da trilha dos escravos por 800 metros, você verá uma indicação para "Mãe D'água"; no entanto, prossiga sem entrar e continue em frente. Após superar o pico, haverá uma leve descida, atravessando o Córrego Soberbo, seguida por uma suave subida. Nessa área, há cerca de três casas de moradores; siga pela margem dessas casas, atravesse novamente um pequeno córrego e suba pela estrada.

Ao alcançar uma estrada de terra, vire à direita, contornando a cerca. Ao término, pegue a trilha à esquerda, subindo, e vença o pico seguindo a trilha. Após superar o pico, você avistará um vale descampado; prossiga em frente. Logo adiante, verá uma placa indicando a entrada na área do parque, antes situada na Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira.

Siga a trilha pela esquerda, em terreno plano; você avistará um pico com várias pedras amontoadas, dando início a uma descida. No final dessa descida, você verá a "Congonhas do Meio". A partir desse ponto, a orientação é simples: à esquerda está a Congonhas 01 e à direita a Congonhas 02. Aproveite o caminho e a beleza natural ao redor.